O artigo aborda a usinagem avançada em material de grau aeronáutico, desenvolvido pelos professores da Fatec Sorocaba: Francisco de Assis Toti, Amilton Joaquim Cordeiro de Freitas, José Josimar de Oliveira e a professora Rita de […]
O artigo aborda a usinagem avançada em material de grau aeronáutico, desenvolvido pelos professores da Fatec Sorocaba: Francisco de Assis Toti, Amilton Joaquim Cordeiro de Freitas, José Josimar de Oliveira e a professora Rita de Cássia M. Sales-Contini da Fatec São José dos Campos.
Veja abaixo o release do artigo e o link para acesso ao material
Título: Analysis of the Influence of Drill Tip Geometry on the Dry Drilling Process in CFRP Thermoset Laminate
Autores: Francisco de A. Toti, Amilton J. C. de Freitas, José J. de Oliveira, Rita de Cássia M. Sales-Contini
Instituições: Fatec Sorocaba e Fatec São José dos Campos
Resumo
O artigo avaliou como diferentes ângulos de ponta de brocas influenciam a qualidade da furação em laminados de compósito de fibra de carbono com matriz termorrígida (CFRP). Utilizando brocas de metal duro com ângulos de 118° e 140°. Os testes foram realizados sob condição a seco e com quatro diferentes avanços por rotação. A pesquisa revelou que a broca de 118° apresentou melhor desempenho na redução de delaminações, especialmente na superfície de saída dos furos, sendo comparável à broca específica para compósitos com geometria de 60°/130°.
Principais Resultados
– A broca de 118° gerou menores valores dos fatores de delaminação (Fd e Fda) em comparação à de 140°, especialmente em avanços de 0,060 mm/rev e 0,090 mm/rev.
– A delaminação na saída do furo foi mais crítica que na entrada, reforçando a importância da geometria da ferramenta.
– A rugosidade média (Ra) foi menor com a broca de 140° em avanços mais baixos, indicando melhor acabamento superficial.
– Defeitos como fibras não cortadas e rebarbas foram mais frequentes com brocas convencionais, mas podem ser mitigados com processos de acabamento.
Aplicações
Os resultados têm implicações diretas para indústrias de alta tecnologia, como a aeronáutica e automotiva, dentre outras, onde a integridade estrutural de componentes em CFRP é essencial. A utilização de brocas convencionais com geometria otimizada pode reduzir custos sem comprometer a qualidade.
Contato: francisco.toti01@fatec.sp.gov.br