Filtro de Daltonismo

Perguntas Frequentes

Qual é o contato da secretaria? 

R: E-mail seção de alunos: f003alunos@cps.sp.gov.br; E-mail seção de estágios: f003estagios@cps.sp.gov.br; E-mail seção de ex-alunos: f003exalunos@cps.sp.gov.br e telefone: (15) 3238 6266


Qual é o telefone da Secretaria? 

R: 15 3238 5266 ramal 2


Onde fica a secretaria? 

R: No prédio 01


Como posso solicitar uma declaração de matrícula?

R: A solicitação de matrícula é realizada pelo SIGA. Link de acesso ao manual de como solicitar documentos no SIGA no menu Diretoria Acadêmica .


O que é RA? 

R: É o número do Registro de matrícula


Qual é meu RA? 

R: O RA pode ser visto no SIGA.


O que é SIGA?

R: SIGA significa Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Integrated Academic Management), que é um sistema que controla questões acadêmicas de um instituto educacional.


Como acesso o SIGA? 

R: Manual de acesso ao SIGA. Link de acesso ao manual de como solicitar documentos no SIGA no menu Diretoria Acadêmica .


Tenho dúvidas para realizar a rematrícula como posso saná-las? 

R: Entrar em contato com a secretaria: E-mail: f003alunos@cps.sp.gov.br e telefone: (15) 3238 6266


Como é feita a rematrícula?

R: A rematrícula é realizada on-line pelo SIGA, segue o passo a passo http://www.fatecsorocaba.edu.br/pdf/noticias/2021/Passo%20a%20Passo%20Rematr%C3%ADcula%20Veteranos.pdf


Qual o prazo para a rematrícula?

R: O prazo para rematrícula estará disponível no Calendário Acadêmico do semestre vigente, publicado no site da Fatec Sorocaba, na aba Diretoria Acadêmica. O SIGA ficará aberto para o aluno realizar a rematrícula somente no período estipulado no Calendário Acadêmico.


Qual o prazo máximo para alteração da rematrícula?

R: Durante a primeira semana de aulas, em data estabelecida no Calendário Escolar, poderá haver alteração de matrículas para a acomodação de horários, as alterações podem ser solicitas pelo e-mail f003alunos@cps.sp.gov.br e após esse período o SIGA, é bloqueado para alterações.


O que eu faço se perder o prazo para a rematrícula? 

R: Envie e-mail imediatamente para f003alunos@cps.sp.gov.br.


Posso adiantar disciplinas do meu curso?

R: Não. O aluno deve realizar as disciplinas de acordo com seu progresso no curso.


Quais documentos preciso para realizar a rematrícula? 

R: Não é necessário documentação. A rematrícula é realizada pelo próprio aluno no SIGA.


Desejo trancar a matrícula devo fazer rematrícula? 

R: A rematrícula é obrigatória para todos os alunos. As solicitações de trancamento para o semestre vigente iniciam no 1º dia do semestre letivo.


Como posso solicitar o trancamento de matrícula?

R: Para que a solicitação de trancamento seja realizada envie e-mail para f003alunos@cps.sp.gov.br, o e-mail deverá conter, no assunto – Trancamento de Matrícula, no corpo do e-mail, nome completo, RG, CPF, curso, turno e motivo do trancamento. O prazo para solicitar o trancamento estará disponível no calendário do semestre vigente.


O que acontece se eu não fizer a rematrícula?

R: Sua matrícula será trancada automaticamente ou se já possuir dois trancamentos a matrícula é cancelada.


Posso solicitar para mudar de turno na rematrícula? 

R: Não, a mudança de turno ocorre somente pelo processo seletivo de vagas remanescentes. O que o aluno pode solicitar na rematrícula é a matrícula “Fora de Turma”.


O que são vagas remanescentes? 

R: Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas ou que surgiram por desistência de aluno que ocupava uma vaga regular num dado curso (artigo 65). Todo semestre será publicado no site da Fatec Sorocaba, na aba Diretoria Acadêmica o Edital de Vagas Remanescentes.


O que é matrícula “fora de turma”? 

R: Autorização para realizar uma ou mais disciplinas em turno ou curso diferente daquele em que ingressou, porém essa solicitação só é válida por um semestre. As solicitações de Fora de Turma são realizadas no ato da rematrícula na interface de matrícula no SIGA do aluno e as disciplinas solicitadas ficaram proposta no sistema, aguardando a análise do coordenador, que será realizada na 1º semana de aula.


Fiz solicitação de “fora de turma” no semestre passado, preciso fazer novamente? 

R: Sim. Caso tenha interesse em realizar uma ou mais disciplinas em turno ou curso diferente daquele em que ingressou.


Sou obrigado a cursar as reprovas neste semestre? 

R: O aluno reprovado numa dada atividade curricular deverá cursá-la obrigatoriamente, em um dos dois semestres subsequentes à sua reprovação (Artigo 42 – Regulamento Geral).


Posso deixar as reprovas para cursar depois de todas as matérias?

R: Não, o aluno reprovado numa dada atividade curricular deverá cursá-la obrigatoriamente, em um dos dois semestres subsequentes à sua reprovação (Artigo 42 – Regulamento Geral).


Como solicito aproveitamento de estudos?

R: O Aproveitamento de estudos é realizado através do site da Matrícula Remota, o alunos que já realizou disciplinas em ensino superior deve no ato da matrícula inicial inserir o formulário de Aproveitamento de Estudos, histórico escolar do ensino superior e ementa das disciplinas que pretende aproveitar.


O que é ementa? 

R: Ementa é o documento onde consta o conteúdo que é ensinado em cada disciplina cursada no ensino superior.


O histórico escolar do ensino superior é a ementa? 

R: Não, histórico e ementa são dois documentos diferentes e os dois são necessários para aproveitamento de estudos e precisam ser inseridos no ato da matrícula inicial no site da matrícula remota.


Quando posso solicitar aproveitamento de estudos?

R: Somente no ato da matrícula inicial.


Posso solicitar aproveitamento de estudos na rematrícula? 

R: Não, somente no ato da matrícula inicial.


Faço estágio, devo me matricular na Disciplina de Estágio? 

R: Não necessariamente. O aluno só pode se matricular no estágio a partir do 4º semestre. E para ser aprovado no estágio o aluno deve já ter terminado o contrato de estágio.


Quantas faltas posso ter nas aulas sem reprovar? 

R: São condições de aprovação ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades programadas.


Como solicito o Passe de Estudante URBES? 

R: Acesse o site https://www.urbes.com.br/passe-estudante


Como solicito o Passe de Estudante EMTU? 

R: Cadastre-se no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-7FUTFMaqSgZwdf_L6oEz-uOtLhe14bs4f26hUtazBHcnbQ/viewform. Depois de 3 dias úteis entre no site da EMTU e realize o cadastro.


Como solicito a carteirinha de estudante?

R: A carteirinha de estudante é feita para todos os alunos automaticamente e todos são informados quando ficam prontas para retirada pelo mural de avisos da secretaria que fica ao lado da secretaria.


Ingressante pode trancar a matrícula? 

R: Não. O trancamento é permitido apenas para alunos veteranos (artigo 35 – Regulamento Geral).


Como posso ter acesso ou recuperar a senha do meu e-mail institucional?

R: Para acessar ou recuperar senha do seu e-mail institucional veja estes passos: 1 – Acesse o site www.fatec.sp.gov.br, clique em “E-mail institucional” e depois clique em “Redefinir senha”. 2 – Insira seu CPF e o seu e-mail institucional. 3- Será enviado para seu e-mail pessoal cadastrado um aviso solicitando que clique para redefinir a senha. 4 – Aguarde o recebimento da nova senha, que será enviado para seu e-mail pessoal em até 8h. Observação: É necessário ter o e-mail pessoal cadastrado no Siga para poder receber a nova senha. Você mesmo pode verificar qual e-mail está cadastrado ou incluir o e-mail pessoal, caso não o tenha cadastrado. Acesse o SIGA e, no menu Segurança, selecione a opção TROCA DE EMAIL PESSOAL. Ao inserir ou alterar o e-mail pessoal será preciso aguardar a atualização destes dados no sistema.


Como posso mudar de turno? 

R: A mudança de turno ocorre pelo processo seletivo de vagas remanescentes. Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas ou que surgiram por desistência de aluno que ocupava uma vaga regular num dado curso (artigo 65).


Como posso mudar de curso? 

R: A mudança de Curso ocorre pelo processo seletivo de vagas remanescentes. Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas ou que surgiram por desistência de aluno que ocupava uma vaga regular num dado curso (artigo 65).


Como posso solicitar revisão de notas e faltas? 

R: Os pedidos de revisão de notas são realizados pelo sistema acadêmico SIGA, para realizar o procedimento, você deve acessar no menu principal do sistema, no campo revisão de notas e faltas e selecionar as disciplinas que deseja a revisão, conforme prazos e períodos fixados no Calendário Escolar.


Comecei a trabalhar no mesmo horário da faculdade, o que posso fazer? 

R: Não a mudança de turno no meio do semestre. O aluno pode Solicitar Vagas Remanescentes ou solicitar Fora de turma ou solicitar trancamento de matrícula, conforme prazos e períodos fixados no Calendário Escolar.


Quando minha matrícula pode ser cancelada? 

R: A qualquer momento do curso. Para solicitar o cancelamento, o aluno deve enviar e-mail para f003alunos@cps.sp.gov.br, com nome completo, RG, CPF, curso, turno e motivo do Cancelamento.


Quanto tempo a minha matrícula pode ficar trancada?

R: Cada trancamento de matrícula terá a duração de um período letivo regular. O aluno que ingressou na FATEC tem direito, mediante solicitação, a 2 (dois) trancamentos de matrícula consecutivos ou não (artigo 35 – Regulamento Geral).


Qual a diferença entre Trancamento e Cancelamento de matrícula? 

R: Ao trancar a matrícula, o aluno mantém sua vaga, de modo que, durante seu período de afastamento, seu vínculo estará suspenso. Por outro lado, no cancelamento da matrícula não há reserva de vaga, de modo que o aluno perde o vínculo com a instituição.


Como faço para transferir para outra Fatec? 

R: O aluno deve verificar o Edital de Vagas Remanescentes, da Fatec do seu interesse.


O que é o TEAMS? 

R: O Microsoft Teams é uma plataforma que reúne pessoas, conversas e conteúdo para que as equipes de trabalho possam colaborar e realizar suas tarefas com mais facilidade. Nesta plataforma, além de ser o local onde as disciplinas e aulas acontecerão, será o local para a interação com professores e colegas.


Como acessar o TEAMS? 

R: O acesso ao Microsoft Teams está disponível, para todos os servidores administrativos, professores e alunos do Centro Paula Souza por meio do Office 365. Todos que possuem um e-mail @cps.sp.gov.br, @etec.sp.gov.br, @fatec.sp.gov.br e @cpspos.sp.gov.br podem fazer uso da plataforma em ambiente web ou realizar a instalação gratuita do software em computadores, tablets e smartphones. Segue o link de Noções iniciais sobre Microsoft Teams: https://www.cps.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/1/2020/05/CARTILHA-1-TEAMS.pdf


Tenho aulas aos sábados, mas trabalho neste horário, o que posso fazer? 

R: Não há abono de faltas para esse caso (artigo 43 – Regulamento Geral).


Qual é o regulamento da Fatec? 

R: Segue o link para o regulamento: http://www.fatecsorocaba.edu.br/legislacao/regimento02.pdf


Quantas faltas eu posso ter para não reprovar? 

R: São condições de aprovação ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades programadas.


Qual ônibus passam pela Fatec Sorocaba?

R: Todas as linhas seguintes partem do terminal São Paulo: 31 – Cajuru; 53 – Éden; 07 – Industrial; 29 – Hollingsworth; 33 – Mato Dentro; 34 – Aparecidinha via terra; 75 – Campininha.


Qual o prazo máximo para eu me formar?

R: Prazo mínimo 6 semestres e prazo máximo 10 semestres, exceto o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema do período noturno, que o prazo máximo é de 13 semestres.


Posso trancar uma ou mais disciplinas?

R: Até o cumprimento de metade da carga horária da atividade curricular, o aluno poderá solicitar sua desistência. Desistência de disciplina é quando o aluno não pretende cursar uma determinada disciplina no semestre vigente. É permitida a desistência de matrícula em uma mesma atividade curricular uma única vez. A desistência de matrícula em todas as atividades curriculares em que o aluno estiver matriculado será considerada como trancamento de matrícula e só será possível se o aluno ainda tiver direito a trancamentos. A desistência de matrícula em qualquer atividade não confere ao aluno o direito de matricular-se em outra, no mesmo período letivo (artigo 34 – Regulamento Geral).


O que é desistir de disciplinas? 

R: Desistência de disciplina é quando o aluno não pretende cursar uma determinada disciplina no semestre vigente. É permitida a desistência de matrícula em uma mesma atividade curricular uma única vez. A desistência de matrícula em todas as atividades curriculares em que o aluno estiver matriculado será considerada como trancamento de matrícula e só será possível se o aluno ainda tiver direito a trancamentos. A desistência de matrícula em qualquer atividade não confere ao aluno o direito de matricular-se em outra, no mesmo período letivo (artigo 34 – Regulamento Geral).