O tecnólogo em Processos Metalúrgicos utiliza os fenômenos envolvidos em processos como: tratamentos térmicos, fundição, siderurgia, laminação, forjamento de metais, sinterização e tratamentos de superfície .São atividades inerentes aos egressos deste Curso o planejamento, gestão, controle dos processos e comercialização dos produtos metalúrgicos, através da seleção, dimensionamento de equipamentos e métodos de fabricação. Incluem-se as atividades de laboratórios de ensaios mecânicos e de ensaios metalográficos, com o domínio da interrelação entre microestrutura, propriedades e aplicações dos produtos metálicos. Este profissional possui competências de gestão ambiental, de pessoas e processos industriais. Pode atuar em diversas empresas do ramo metal-mecânico e ainda no ensino superior.
2.800 hrs
6 semestres
1º ao 4º semestre diurno e 5º a 6º noturno.
Curso Superior de Tecnologia - Presencial
Fatec Sorocaba
Controle e Processos Industriais
As matérias básicas são cálculo, física, química, metalurgia, desenho técnico e termodinâmica. Nas disciplinas específicas, o estudante vai aprender diversos processos metalúrgicos (fundição, laminação, forjamento etc.) para a fabricação de produtos que são matéria-prima para as indústrias mecânicas. A maioria dos componentes mecânicos de máquinas em geral, incluindo automóveis, passa pelos processos metalúrgicos. O aluno vai aprender a analisar a estrutura dos metais e medir sua resistência. Administração e gestão ambiental também fazem parte da grade curricular.
Trabalha com produtos básicos de metais: aço, ferro fundido, alumínio e suas ligas, cobre, bronze, latão e níquel e suas ligas. Avalia e seleciona equipamentos e processos mais adequados na produção metalúrgica de modo a otimizar a produtividade. Atua tanto no planejamento como na área operacional de indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, podendo supervisionar ou coordenar os processos de fabricação de produtos metálicos, como carcaça de automóvel. Pode ainda trabalhar em laboratórios de química e materiais das indústrias metalúrgicas ou indústrias mecânicas, que analisam toda a matéria prima recebida ou produtos vendidos.
Indústrias do ramo metalomecânico, siderúrgicas (onde se fabrica apenas aço), e instituições de ensino e pesquisa. Pode atuar como representante comercial e consultor, responsável técnico por laboratório química e metalográfico. Como empreendedor, o tecnólogo pode abrir uma consultoria ou empresas nos ramos de fundição, de tratamento térmico e de reciclagem de materiais.
Coordenação: Prof. Me. Igor Pereira Franco
Email: f003.metal@fatec.sp.gov.br